Helena - Machado de Assis (Resenha-resumo)

[ Spoiler]

Helena é um romance de Machado de Assis de 1976. Romance da fase do autor inexatamente chamada fase romântica, quando melhor se diria ''de compromisso'' ou convencionais''.
O conselheiro Vale era um homem rico, que, apesar de honrado, era dado a aventuras amorosas. Quando vem a falecer, deixa em seu testamento o pedido para que o filho, Estácio, e a irmã, D. Úrsula aceitem uma filha que ele teve fora do casamento, Helena.
Helena é uma jovem linda, inteligente e encantadora, logo conquista amizade do irmão, dos escravos e amigos da família se mostrando uma boa dona de casa e com muitas habilidades, uma verdadeira moça muito prendada. 
O médico e amigo da família mostra notável antipatia por Helena, o que pode-se perceber, se deve ao fato de que ele pretende casar a filha Eugênia com Estácio e não contava ter a herança do rapaz dividida com Helena. 
D. Úrsula não simpatiza de imediato com a sobrinha,mas sofrendo de uma grave doença e tendo a moça como sua fiel e única enfermeira, acaba por se render aos encantos da jovem. 
Estácio, como bom filho, sempre pretende seguir as ordens do falecido pai e amar a irmã, como se sempre tivessem crescido juntos. Helena se torna a alegria deles, juntos passeiam a cavalos, passam longas horas lendo e organizando os livros dele.
Quando precisa se ausentar de casa, viajando para acompanhar a família da noiva em uma visita a uma doente, ele lamenta muito a ausência da irmã e não vê a hora de voltar para casa, sempre trocando cartas com ela e falando de sua infelicidade. Eugênia é uma típica beleza, mas uma moça superficial e convencida.
Quando retorna da viagem, Estácio é informado pelo seu melhor amigo, Mendonça que ele pretende pedir a mão de Helena e está apaixonado, ela não reponde estar apaixonada, mas revela ao irmão que tem um amor impossível e prefere casar com Mendonça para esquecer e aos poucos acredita que poderá amá-lo.
Estácio não concorda e procura justificar que seria a infelicidade da irmã, mas o padre revela o que ele próprio não poderia confessar, ele está apaixonado pela irmã e ela por ele. São irmãos e se amam.
O suspense no romance é construído brilhantemente por Machado de Assis. Estácio descobre que Helena costuma visitar uma casa humilde com frequência e em segredo, ele conhece o homem que mora na casa, mas não consegue descobrir o vínculo entre eles, supondo que tem a ver com um caso clandestino de Helena.
Confrontada, Helena sofre e afirma que a verdade os separará para sempre. Na verdade, o homem, que se chama Salvador é o verdadeiro pai de Helena. Sua mãe e Salvador fugiram juntos quando jovens, pois a família não aceitava o casamento. Helena nasce e eles continuam na pobreza, Salvador vai ao encontro do pai à beira da morte e quando retorna descobre que sua mulher está vivendo com o Conselheiro Vale em uma grande propriedade onde Helena tem conforto e educação.
Ele faz o possível para acompanhar a menina de longe, mas aceita perder a paternidade em troca da felicidade e futuro da filha. Assim Helena cresce amando o Conselheiro como pai adotivo, mas sabendo que tem seu verdadeiro pai a distância.
Ela entra na farsa para agradar aos seus dois pais, mas quando é descoberta fica repleta de vergonha e implora que possa ir embora viver com o pai e longe da família que enganou por meses. Estácio não quer o escândalo que a verdade provocaria, o padre acredita que ele deve casar logo e casar Helena com Mendonça, como se nada disso tivesse acontecido.
Eles insistem que Helena não deverá ir embora e Salvador parte para que ela não possa abandonar tudo o que possui graças a bondade do Conselheiro. 
Em um momento de desespero, em um dia chuvoso, Helena discute com Estácio e procura ir embora se submetendo a chuva, ele a leva para a casa,mas ela é tomada por uma febre e seu caso vai se tornando grave e exigindo mais cuidados, até que todas as esperanças são perdidas.
Mesmo com os cuidados de Estácio e D. Úrsula, Helena morre sem ter vivido o amor, que na verdade era possível, pois eles nunca foram irmãos. 

Um escravo veio chamar Estácio à pressa; ele subiu trôpego as escadas, atravessou as salas, entrou desvairado no quarto, e foi cair de joelhos, quase de bruços, junto ao leito de Helena. Os olhos desta, já volvidos para a eternidade, deitaram um derradeiro olhar para a terra, e foi Estácio que o recebeu, — olhar de amor, de saudade e de promessa. 

Helena fez parte do meu projeto de ler um livro clássico da nossa literatura por mês.  É um livro curtinho, lido facilmente em dois dias, apesar de ter um final tão pesado, a leitura é leve, a personagem de Helena é descrita como uma jovem amorosa, embora deva ter alguma ambição por aceitar tão trato, o carinho pela família soa sincero e os momentos juntos são agradáveis de se ler. Em pensar que um fato tão facilmente resolvido nos dias atuais gera tanta infelicidade nos tempos desses jovens! Evoluímos!


Baixar, Livro, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online

  • Helena machado de assis pdf

Pesquisas relacionadas a Helena - Machado de Assis
helena machado de assis analise

helena machado de assis pdf

helena machado de assis personagens

helena machado de assis resenha

helena machado de assis filme

helena machado de assis saraiva

helena machado de assis frases

climax de helena machado de assi

Comentários

  1. Já ouvi falar muito nesse livro, mas confesso que não cheguei a ler. Que final triste esse! Uma jornada de tortura em busca do amor verdadeiro, de estar perto dele, e o fim ser trágico. Mas é semelhante à vida real, não é? Nem tudo é um conto de fadas. Muitas vezes o final não é feliz, mesmo. Sua resenha ficou incrível!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é maravilhoso, já tive a chance de ler e achei super interessante.
    Amo a escrita do Machado de Assis.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  3. Sou completamente apaixonada por Machado e Helena é meu preferido da fase romântica! Amo observar as entrelinhas desse texto e perceber as características realistas que o autor desde já colocava em suas obras, além da coragem de tratar de temas como o incesto em pleno século XIX!
    Machado é realmente nosso grande mestre!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector