O coração é um caçador solitário - Carson McCullers

Às vezes me dá um quê de tédio em escrever resenha de um livro, mas não é que eu não queira escrever, é que quero falar de um jeito mais informal. Às vezes tenho vontade de fazer longas análises, outras só comentar um pouco com vocês.
Tudo é válido e não tem a ver com o impacto do livro sobre mim, acho que só depende do meu momento mesmo e estou em um momento de ser mais pessoal e informal.
Queria ler O coração é um caçador solitário desde que ouvi esse título em um filme que vi. Não lembro o filme, mas esse título ficou, era o livro favorito de um personagem muito solitário. Pensei que ia me identificar com a solidão dos personagens e isso aconteceu mesmo.
Há um surdo para quem várias pessoas fazem confidências, ele está longe do melhor amigo, há um negro que quer fazer as pessoas lutarem pelos seus direitos em uma sociedade extremamente racista, mas nem os próprios filhos dão atenção, há um forasteiro com ideias comunistas que também não encontra eco para o seu discurso, há a menina Mick que é meio um exemplo disso tudo porque ela sonha com um grande futuro na música até que um dia se vê tapeada pela vida acordando cedo para trabalhar e dormindo cansada demais para continuar tento sonhos. Quantos de nós somos tapeados pela vida desse jeito?
Há essa coisa de se estar sozinho, sem perspectiva e sem ter o que fazer com o tempo. Parece que estão todos fazendo hora para alguma coisa que nunca acontece e enquanto isso a vida passa.
Eu comecei não gostando muito do livro porque é uma narrativa lenta, sem grandes acontecimentos, o foco é mais o estado de espírito dos personagens. Mas quando eu me identifiquei, eu gostei de passar esse tempo com os personagens, de imaginar essas vidas tão banais como a minha. Essas pessoas que têm tanto em comum, mas não sabem disso e não se comunicam sobre isso.

p.s. : O filme é A Love Song for Bobby Long.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector