A ativista e escritora Danai Gurira


Atriz, ativista e Africano americano: Danai Gurira acredita no poder de usar sua voz para amplificar contadores de histórias africanas.
O conjunto de The Walking Dead é um lugar difícil para se destacar no Halloween: o quociente zombie é alta e os maquiadores são duas vezes ganhadores do Emmy, mas ninguém segura uma katana e dreadlocks melhor do que Danai Gurira em seu papel como a heroína de aço , Michonne.
Este ano, porém, a atriz tentou algo diferente. Em uma pausa nas filmagens do show em Atlanta, Gurira e seus colegas de elenco feminino posou em versões improvisadas de jilbabs como aqueles usados ​​pelas estudantes nigerianas sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram. Embora tenha sido o Dia das Bruxas, a única coisa assustadora sobre fotos de Gurira foi o triste aniversário, eles marcavam exatamente 200 dias desde que as meninas foram tiradas de seus dormitórios. Em 2 de novembro, ela twittou fotos com a legenda: "As meninas de TWD para as 219 meninas raptadas de Chibok. Nós não esquecemos. #BBOG. "
Nos meses desde o seqüestro, a hashtag #BringBackOurGirls fez as rondas-de Diddy e Usher para Anne Hathaway e Michelle Obama. No entanto, para Gurira, as fotos que ela postou não eram apenas a chance de jogar vestir-se ou aderir ao movimento de  celebridade. Eles foram atos de solidariedade.
"As pessoas precisam falar a partir do que eles aprenderam e não tentar falar para os outros", ela me diz sobre o chá em meados de novembro, após as filmagens da quinta temporada de The Walking Dead.Uma semana antes da sessão de fotos com suas colegas atrizes, Gurira aprendeu em primeira mão sobre a situação dos estudantes Chibok quando se encontrou com uma das meninas em uma conferência de mulheres privadas realizadas dentro dos escritórios do Google em Washington DC e organizados pelo grupo de lobby anti-pobreza internacional de Bono, ONE . Patrocinado por uma campanha sem fins lucrativos chamada de Educação Após Fundo Escape, as bravas nigerianas em uma peruca vestiu-adolescente, óculos escuros e usando o pseudônimo de "Saa" -SAT diante da multidão e contou sua história pessoal sobre as horas angustiantes após seu seqüestro. Saa falou sobre como ela e uma colega de classe saltaram fora da parte traseira de uma caminhonete, na calada da noite e depois de se esconderem por um dia no meio do mato, elas encontraram um pastor que, eventualmente, as resgatou e devolveu-a a seus pais. Saa agoratem uma nova vida na América como um estudante incógnita de internato.
Obter uma educação não deve ser tão arriscado, mas Gurira, nascido em Iowa, para zimbabweanos pais- eça diz que  entende por que as meninas africanas colocam suas vidas em risco para fazê-lo. Ela também valoriza a importância de proporcionar a jovens meninas modelos fortes, na tela e fora. Os fãs amam sua interpretação cheia de nuances de uma assassina de zumbi com espada  na TV, mas muitos deles não pode saber que, nos bastidores, ela é um tipo diferente de guerreira-ativista e dramaturga que está a dedicar a sua carreira para amplificar as histórias decontemporâneo mulheres africanas.
"Vários anos atrás, quando eu estava à procura de monólogos para um teste, eu não consegui encontrar nada", diz Gurira. "Eu tive que criar peças, porque as mulheres africanas mereciam uma voz e um lugar no palco."
Esta queda, durante a gravação de  The Walking Dead  no local, em Atlanta, o premiado drama de Gurira sobre um fanática católica Sul-Africana,  The Convert,  foi encenada no Teatro Hattiloo em Memphis. É uma das muitas produções aclamadas que ela dirigiu: sua peça AIDS 2006 Off-Broadway,  no continuum  (co-escrito com Nikkole Salter) recebeu um Obie; 2009 é  Eclipsado,  que se seguiu à saga de três escravas sexuais liberianos, jogado em múltiplos estágios, incluindo no Yale Repertory Theatre; e um novo trabalho,  familiar,  que explora as experiências de primeira geração afro-americanos, vai estrear na Universidade de Yale, em janeiro.
Gurira diz que ela se aproxima de seu trabalho com uma mentalidade dual-continente. Ela é uma norte-americana de nascimento, mas uma Africano pela experiência e herança. Sua missão como uma contadora de histórias é "libertar personagens de opressão", explorando como as mulheres lidam com as questões relacionadas à raça, religião e igualdade. E ela abomina pornô pobreza e vitimização. "Quando vemos  menina ou a mulher Africana representado como extremamente unidimensional,isso nos infantiliza porque não estão sendo recebidos em nossa amplitude." Embora ela ganhou dezenas de créditos na tela (incluindo em 2013, o Sundance,  Mãe de George de 2007 do  The Visitor  e da série da HBO  Treme ),  Gurira diz que escrever para o palco permite-lhe mais liberdade para explorar sua própria identidade e as disparidades entre a vida em os EUA e África.
Ela se mudou com seus pais para o Zimbabué, quando ela tinha cinco anos e passou uma década de sua infância sob os primeiros anos de governo de Robert Mugabe. Ela frequentou uma escola multicultural das artes de palco e nadou competitivamente. Em casa, estantes de sua família estavam cheios de escritores americanos James Baldwin, Toni Morrison e Alex Haley, e uma foto emoldurada sua mãe tinha tomado de Martin Luther King Jr. estava na sala de estar. Mas fora daquelas quatro paredes Gurira aprendeu sobre os desafios da vida no continente, inclusive testemunhando o que ela chama de "o ataque" de HIV / AIDS.
"No Zimbabwe, vi pessoas que sofrem, mas quando me mudei de volta para os Estados Unidos, eu só vi as estatísticas. Foi tão horrível para mim que as pessoas africanas estavam sendo reduzidas as estatísticas nas mentes daqueles que eram os mais poderosos para ajudá-los. "
Voltando para os EUA, ela participou de alma mater de Kofi Annan, Macalester College, em Minnesota e mais tarde ganhou o seu MFA em atuar na NYU.
Desde então,Gurira tornou-se ativa na justiça social e causas beneficentes. Ela co-fundou a organização sem fins lucrativos, Almasi Collaborative Arts, que conecta artistas no Zimbabwe e os EUA para treinamento de artes dramáticas e produções. Ela também está usando sua plataforma para espalhar a consciência sobre a fome e as doenças, e apareceu esta semana, juntamente com Ben Affleck, Morgan Freeman, e outros em um vídeo promocional para instar ação na luta contra o Ebola na África Ocidental.
"Eu, principalmente, cresci na África, pareço Africana, tinha um nome Africana, mas também tinha este pequeno sotaque americano fanhosa. Eu estava orgulhoso dele ", diz ela. "Mas ultimamente eu tenho pensado muito sobre o poder de ser uma americana, porque não existe tal poder da mesma forma que os americanos podem cuidar e usar suas vozes para outros, até mesmo outros que nunca conheci."
Nessa mesma conferência em Washington DC, onde ela conheceu Saa, Gurira realizado um trecho do ' Eclipsado' . Sua experiência em escrever a peça veio círculo completo na conferência como presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf falou através de vídeo aos participantes sobre como a força das mulheres está ajudando o país a lidar com os estragos do vírus Ebola. No momento em que fez Gurira pensar sobre o tempo que passou na Libéria em 2008 enquanto pesquisava os papéis das mulheres na sociedade, em residências e ambientes sociais e profissionais.
"É uma coisa complicada para alavancar o poder que você possui quando você tem uma voz que é amplificada", diz ela de  'Eclipsed'  , enquanto refletia sobre a conferência durante a nossa reunião Atlanta. "Então, como você se certificar de que a voz é equilibrada por uma infusão da humanidade daqueles que você está falando para? Eu não acredito que eu posso escrever uma peça sobre qualquer lugar ou quaisquer pessoas sem encontrá-los, então eu tive que ir para lá [para a Libéria]. "
Até o momento Gurira tomou seu lugar no pódio Google para ler a partir da peça, o público estava pronto para a emoção. Um poeta adolescente anteriormente sem-teto chamado Marquesha Babers um segmento palavra falada sobre empoderamento das raparigas e Clemantine Wamariya, uma jovem ruandesa que escapou do genocídio aos seis anos (para se reunir com seus pais mais tarde, em Chicago, em mergulhado Slam  Oprah ), deu um solilóquio sobre como sobreviver a brutalidade da guerra. Em seguida, as palavras de Gurira trouxeram à vida os personagens e rostos de três mulheres mantidas como "esposas" de um comandante rebelde na segunda guerra civil da Libéria. Sua performance de  Eclipsed  recebeu uma ovação de pé, e mais tarde, ela desceu do palco para um abraço grupal choroso com as senhoras das primeiras fileiras de assentos. Foi um ato difícil de seguir.
Agora ela está se aproximando do próximo capítulo de sua carreira como partes iguais atriz, escritora e ativista, e está motivado para mudar a percepção das mulheres africanas. Ela acredita que contar histórias é a chave para a conexão.
"É tão importante capacitar a contadora de histórias Africanas e permitir que ela seja ouvida em uma forma que não é voltado para ser sua vítima perfeita", diz ela. "Cada um de nós tem que perguntar: 'Como é que vamos aproveitar o que temos alcançado para o melhor sobre o que está acontecendo em nossas próprias casas de origem?'"

Desculpem a péssima tradução do Google, mas o mais importante é ler essa informação tão preciosa, Gurira faz um trabalho magnífico como ativista e escritora e eu sinto que isso é totalmente ignorado pelos sites e portais brasileiros sobre The Walking Dead.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para o 8º ano - Interpretação de texto/ Gramática

Sugestão de atividade para 6º ano - Interpretação do texto O patinho bonito

Atividade de interpretação 8º ao 9º anos - Medo da Eternidade - Clarice Lispector